Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-07-09 às 19h05

Comunicado sobre reunião do Ministro da Defesa Nacional e Ministra da Defesa da Alemanha

O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, e a Ministra da Defesa alemã, Annegret Kramp-Karrenbauer, reuniram-se esta quinta-feira em Berlim, onde começaram por trocar pontos de vista sobre a resposta dos respetivos países e o papel das Forças Armadas no combate à crise pandémica.

Os governantes de Portugal e da Alemanha, países que compõem, com a Eslóvenia, o Trio de Presidências do Conselho da União Europeia, discutiram as prioridades para uma Europa mais forte no domínio da segurança e defesa. Ambos acordaram na importância de atuar de forma solidária e ambiciosa para enfrentar a atual crise e as implicações a longo prazo da rápida alteração do ambiente securitário.

Os Ministros sublinharam a necessidade de prosseguir o reforço da capacidade de ação da União Europeia, através de progressos das várias iniciativas europeias em matéria de Defesa. Reafirmaram a intenção de alcançar resultados nos projetos da Cooperação Estruturada Permanente (PESCO), no Mecanismo Europeu de Apoio à Paz e no Fundo Europeu de Defesa, de forma a reforçar a base tecnológica e industrial de Defesa europeia, entre outros.

Portugal e Alemanha convergem na importância da ‘Bússola Estratégica’ para assegurar uma orientação estratégica comum para as ambições europeias em matéria de Segurança e Defesa. A ‘Bússola Estratégica’ permitirá clarificar a ação da União Europeia enquanto agente político, contribuindo para a transparência e credibilidade.

O reforço da cooperação UE-NATO e a importância de manter as missões da Política Comum de Segurança e Defesa foram também abordados no encontro. Por último, os dois Ministros falaram sobre o aprofundamento das relações bilaterais.
Áreas:
Defesa Nacional