A propósito do relatório de auditoria hoje divulgado pelo Tribunal de Contas, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social esclarece que:
Todas as transações de imóveis celebradas pelo IGFSS - Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social têm por base a avaliação realizada por entidades externas independentes.
A transação dos imóveis em Lisboa cumpriu exatamente as regras e critérios das entidades independentes, tendo sido salvaguardado o interesse público e simultaneamente a rentabilização do património da Segurança Social.
A transação foi realizada após visto prévio favorável do Tribunal de Contas.
O relatório do Tribunal de Contas não aponta, aliás, qualquer ilegalidade no processo.
A alienação dos imóveis foi feita a valores de mercado e na sequência de quatro avaliações externas e independentes (duas solicitadas pelo Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social e duas pelo Município de Lisboa).
A gestão e alienação de imóveis é uma das atribuições do IGFSS. A solução adotada foi a que melhor respondeu à circunstância de existirem 11 imóveis devolutos na cidade de Lisboa, após a concentração de serviços do Instituto da Segurança Social na Avenida de Berna.
Foi prosseguido o interesse público da Segurança Social de forma pública e transparente e assegurando a rentabilização do património da Segurança Social, respeitando os princípios da eficiência e eficácia na sua gestão.
Este foi um processo rentável para a Segurança Social, que resulta de um longo processo negocial.