Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-06-18 às 18h43

Competências para o futuro em discussão em Bragança

Empregadores, públicos e privados discutem a evolução das competências para o futuro com dirigentes académicos e estudantes, esta sexta-feira, dia 19 de junho, a partir das 10 horas, na Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança.

A sessão, que será transmitida em direto, focar-se-á no impacto da Covid-19 na Economia Regional de Trás-os-Montes e Alto Douro, devido à modernização de alguns setores tradicionais da região e na emergência de alguns clusters tecnológicos e industriais, centrados nos principais polos urbanos regionais.

A sessão decorre no âmbito da Iniciativa "Skills 4 pós-COVID – Competências para o Futuro" reúne, e inclui uma sessão presencial, que conta com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e da Secretária de Estado para a Valorização do Interior, Isabel Ferreira.

Como pode o conhecimento e a inovação impactar a sustentabilidade da economia?, que novas competências serão exigidas? que parcerias serão relevantes entre as empresas e as instituições de ciência e conhecimento?, serão algumas das questões colocadas durante a sessão da Iniciativa "Skills 4 pós-COVID – Competências para o Futuro" promovida pela Direção Geral do Ensino Superior (DGES), em estreita articulação com a OCDE, e em colaboração com as instituições de ensino superior e empregadores públicos e privados, com o objetivo de reforçar e valorizar a resposta conjunta dos sistemas de ciência e ensino superior aos desafios impostos pela COVID-19, nomeadamente no que diz respeito a práticas e abordagens de ensino, aprendizagem, trabalho e investigação que será preciso consolidar para melhor preparar a transição para o período pós-Covid-19.

Segue em anexo o programa da sessão "Skills 4 pós-COVID – Competências para o futuro" e uma breve descrição da iniciativa.