Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-04-24 às 18h53

Comissão Europeia propõe novas medidas excecionais para a área da agricultura

Em resposta à declaração conjunta dos Ministros da Agricultura dos 27 Estados-Membros da União Europeia, sublinhando a urgência de implementação de medidas adicionais, designadamente ajudas à armazenagem privada e apoios excecionais aos setores mais afetados pela pandemia, a Comissão Europeia apresenta as linhas de ação de um pacote de medidas excecionais que pretendem reforçar a resposta aos efeitos derivados da pandemia Covid-19.

Este pacote inclui medidas de apoio à armazenagem privada nos setores de produtos lácteos (leite em pó desnatado, manteiga, queijo) e carne (carne de bovino, ovino e caprino), flexibilização nos programas de apoio ao mercado para vinho, frutas e legumes, azeite, apicultura e regime escolar da UE (leite, frutas e legumes) e derrogações excecionais nas regras de concorrência na União Europeia, aplicáveis aos setores de leite, flores e batatas, permitindo, aos operadores, adotar medidas de mercado de auto-organização. Estas medidas deverão ser publicadas até o final do mês de abril, estando as propostas regulamentares ainda em consulta e votação pelos Estados-Membros.

Segundo a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, «em termos gerais, este pacote de medidas é positivo e aborda alguns dos aspetos identificados por Portugal, sem prejuízo de haver necessidade de reforço ou de esclarecimento sobre as medidas propostas. Trata-se de um contributo positivo, mas não definitivo, pois não responde em pleno a alguns dos setores que registam mais dificuldades».
Áreas:
Agricultura