Saltar para conteúdo

Comunicados

2020-11-04 às 19h43

Coesão Territorial e Universidade Católica assinam protocolo de cooperação

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, participou esta quarta-feira, na Reitoria da Universidade Católica Portuguesa (UCP), na assinatura de um protocolo de cooperação entre a Área Governativa da Coesão Territorial e a UCP. 

O protocolo tem como objetivo a coordenação de esforços entre ambas as entidades para a divulgação do estudo das políticas públicas a nível local e para, tendo em conta os dados deste estudo, promover um melhor entendimento do território e uma maior coesão territorial. 

Este estudo está inserido numa investigação que decorre há quatro anos no Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP-UCP) para a medição do estado de desenvolvimento de cada município no caminho para a sustentabilidade.

Atualmente com 132 indicadores, o Índice de Sustentabilidade Municipal (ISM) do CESOP-UCP já consegue identificar em que áreas os municípios estão a conseguir a convergência para as métricas definidas para 2030 e quais os domínios em que é preciso fazer melhor. A projeção desta análise de um nível local para a dimensão regional permitirá entender melhor o impacto das medidas de coesão territorial em cada um dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Através deste protocolo, o Ministério da Coesão Territorial destaca a importância da aposta na investigação científica para promover um maior conhecimento do território e um impacto mais positivo das políticas desenhadas pelo Governo. Mais ainda, realça o trabalho de proximidade desenvolvido entre várias universidades, institutos politécnicos e municípios portugueses no estudo de soluções inovadoras para os desafios do presente e do futuro. 

Com estudos como o do CESOP-UCP, os municípios e entidades dedicadas à ciência em Portugal alargam o seu âmbito de partilha de experiências e boas práticas, com vista a um desenvolvimento mais sustentável do território nacional.