Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-11-17 às 12h57

Cimeira Ministerial da Agência Espacial Europeia

Portugal acolhe esta sexta-feira, 19 de novembro, a Cimeira Ministerial da Agência Espacial Europeia (ESA), que terá como tema central "Acelerar a Utilização do Espaço na Europa", com base no Relatório do Grupo Consultivo de Alto Nível, bem como na resolução conexa baseada na Agenda 2025 da ESA. No encontro, que reúne os responsáveis políticos com a tutela do sector espacial da Europa e países Observadores, sairá a aprovação de o "Manifesto de Matosinhos".

Portugal estará representado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, que irá presidir ao encontro, bem como pelo presidente da Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space), Ricardo Conde.

Enquadramento:

Os sistemas espaciais estão a transformar-se e a expandir-se rapidamente a uma escala global, em associação com novos modelos de negócios e novos atores, incluindo novas relações com o setor institucional e uma ampla gama de atividades empresariais em várias áreas técnicas. A Europa está envolvida em algumas dessas atividades, mas também está a ser confrontada com uma crescente competência à escala global, as quais exigem um novo esforço de cooperação a nível europeu, com projetos concretos e ousados, como está claramente expresso recentemente na Agenda 2025 da ESA (Agência Espacial Europeia).

As pessoas, de uma forma geral, enfrentam desafios cada vez maiores e a sua qualidade de vida e futuro sustentável só podem ser garantidos de forma eficaz através de uma nova geração de sistemas espaciais orientados para o utilizador, tornando os cidadãos europeus parte integrante dos futuros desenvolvimentos espaciais na Europa.

É neste contexto que os Estados-Membros da Agência Espacial Europeia se reúnem a 19 de Novembro em Portugal, Matosinhos, contando também com a participação da Comissão Europeia, para discutir e identificar novas ambições, incluindo um roteiro com passos principais e alguns objetivos concretos para uma visão comum do papel de liderança da ESA, e a excelência dos seus profissionais espaciais, em estreita articulação com a indústria europeia e as comunidades de investigação e inovação, bem como em cooperação com a Comissão Europeia e as agências espaciais nacionais.

Os Ministros com assento na ESA debaterão no dia 19 de novembro os desafios propostos na Agenda ESA 2025, com ênfase no papel crítico que os sistemas espaciais de alta resolução, baseados em imagens de satélite, podem ter na resolução dos desafios da transição ecológica e da neutralidade carbónica nas próximas décadas. As principais questões a debater incluem:
  • Que tipo de informação deverão os satélites captar para estimular reduzir em 55 % as emissões de CO2 até 2030?
  • Como garantir que os satélites podem facilitar a gestão sustentável do território e evitar fogos florestais?
  • Como monitorizar o aumento crescente dos satélites e "ativos" espaciais e garantir que os satélites não colidem entre si, nem que o lixo espacial venha a acusar desastres na Terra?
  • Como garantir o aumento da utilização da informação de satélites por toda a população?