Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-07-21 às 11h52

Ciclo de conferências «A ciência e a cultura científica no futuro da Europa»

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e a Ciência Viva promovem o ciclo de conferências "A ciência e a cultura científica no futuro da Europa", cujo lançamento acontece esta quinta-feira, dia 22 de julho, pelas 18 horas, na Galeria da Biodiversidade, no Porto, com transmissão em direto. 

Trata-se de uma série de conferências que visam promover a apresentação e discussão das principais conclusões e os manifestos aprovados durante a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia na área da ciência, inovação e ensino superior, como disponível aqui. Têm ainda por objetivo estimular contributos nestas áreas para a "Conferência sobre o futuro da Europa", em curso nos próximos meses. 

As conferências, a realizar em Centros Ciência Viva do Porto, Coimbra, Bragança, Faro e Lisboa, entre julho e novembro deste ano, são organizadas na forma de diálogos entre jovens, nascidos depois da integração de Portugal na Europa, com os que contribuíram para construir a Europa de hoje. 

As conferências são orientadas para estimular novas ideias numa perspetiva multidisciplinar e multicultural, retomando o movimento humanista Europeu, iniciado há cerca de 500 anos com Thomas More e liderado, entre outros, por Erasmus de Roterdão, Francisco de Holanda e Damião de Góis. Retomando o mote utópico, "e se...?" ("What if...?"), a discussão será centrada nas seguintes questões: 

  • E se os cidadãos europeus se mobilizarem para colocar o conhecimento e a aprendizagem no centro das suas aspirações? 
  • E se impulsionarem políticas para uma efetiva transição digital e verde que conduza ao futuro da Europa com mais ciência e cultura? 
  • E se nos mobilizarmos para garantir que a ciência e cultura científica estão no centro do debate? 
Durante a sessão de lançamento desta iniciativa, esta quinta-feira, o Ministro Manuel Heitor atribuirá a medalha de mérito científico a Artur Santos Silva, a Luís Portela e a Manuel Sobrinho Simões.