Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-11-07 às 13h10

Ciclo de concertos com Prelúdios Científicos - comemoração dos 25 anos da criação do Ministério da Ciência e Tecnologia em Portugal

O ciclo de concertos com prelúdio científico «O Tempo na Música e na Ciência» é lançado esta terça-feira, dia 10 de novembro, com o primeiro de três concertos no Cinema São Jorge, em Lisboa, pelas 19 horas, e conta com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Trata-se de uma iniciativa no âmbito das Comemorações dos 25 anos da criação do Ministério da Ciência e Tecnologia em Portugal, 1995-2020, comissariada pelo pianista Filipe Pinto-Ribeiro, visando um cruzamento entre a Música e as Ciências, com o intuito de estabelecer simbioses criativas e estimular a capacidade de reflexão e de espírito crítico, tendo em vista o enriquecimento cultural e científico de públicos cada vez mais vastos e heterogéneos.

O ciclo de concertos com prelúdio científico «O Tempo na Música e na Ciência» insere-se igualmente na iniciativa Exarp, um movimento que destaca as iniciativas exemplares de integração de novos estudantes nas instituições de ensino superior.

O concerto de abertura, denominado "Beethoven e Mussorgsky: A (in)temporalidade da Música", será antecedido por um "Prelúdio Científico", uma breve palestra, sobre "O Tempo e a Física" pelo físico teórico Vítor Cardoso, e realiza-se no Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento.

O ciclo «O Tempo na Música e na Ciência» inclui ainda dois concertos com prelúdio científico:

  • «Schubert, Debussy e Messiaen: O Princípio e o Fim do Tempo»: 19 de novembro, pelas 19 horas, no Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra
  • «Vivaldi e Mozart: O Tempo das Estações»: 24 de novembro (Dia Nacional da Cultura Científica), pelas 19 horas, Mosteiro de São Bento da Vitória, Porto.

O programa dos concertos pode ser consultado aqui.

Segue em anexo a folha de sala do ciclo de concertos com prelúdio científico "O Tempo na Música e na Ciência", a sinopse e o alinhamento do concerto e as breves biografias do Comissário Filipe Pinto-Ribeiro e do físico teórico Vítor Cardoso.

Para assinalar os 25 anos da criação do Ministério da Ciência e Tecnologia em Portugal por António Guterres, sob a liderança de José Mariano Gago, está ainda a ser preparado o lançamento, para o final do ano, de um livro também denominado «O Tempo na Ciência e na Música» com a inclusão de textos de cientistas das várias áreas do saber sobre o «Tempo», e que será acompanhado por um CD com obras musicais, de Tchaikovsky e Piazzolla, relacionadas com esta temática.

O Ministro Manuel Heitor pretende desta forma destacar a forma como a ciência se assume como um contributo inegável para o futuro de Portugal na Europa. O desenvolvimento da capacidade científica e tecnológica dos investigadores nacionais, durante as últimas décadas, representa hoje uma nova realidade para valorizar Portugal e os Portugueses no mundo.

O concerto decorrerá sob as orientações sanitárias e de saúde pública definidas pela Direção Geral da Saúde e em vigor devido à pandemia de Covid-19.

Tags: música, ciência