Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-07-30 às 11h03

Caudais do rio Tejo

Por iniciativa do Ministério do Ambiente e da Ação Climática foi estabelecido contacto político ao mais alto nível com o Reino de Espanha, para estabelecer antecipadamente mecanismos de acompanhamento da situação dos caudais do Tejo, durante os meses de estio. Em resposta a uma carta enviada pelo Ministro João Pedro Matos Fernandes, a Ministra para a Transición Ecológica y el Reto Demográfico concordou nesse encontro, que ocorrerá na primeira semana de agosto. A reunião juntará elementos da Agência Portuguesa do Ambiente com homólogos espanhóis.

No Tejo Internacional registam-se caudais médios diários mais baixos, próprios desta altura do ano e correspondentes aos volumes precipitados. Importa, contudo, assegurar que se mantém até ao final do ano hidrológico uma distribuição de caudais ao longo do rio Tejo.
 
O regime de caudais estabelecido na Convenção de Albufeira está, como é habitual, a ser cumprido por Espanha e por Portugal. A Agência Portuguesa do Ambiente acompanha com atenção o atual nível de armazenamento na albufeira de Alcântara e as suas repercussões nos caudais de jusante, atendendo à reduzida capacidade de regularização a partir da albufeira de Cedilho.
 
Recorde-se que os caudais no troço principal do rio Tejo, decorrendo das condições meteorológicas e hidrológicas, são fortemente condicionados por:
 
  • Caudais afluentes de Espanha, descarregados a partir da barragem de Cedilho;
  • Capacidade de armazenamento das albufeiras do rio Tejo (Fratel e Belver);
  • Caudais mínimos associados aos equipamentos instalados nas barragens de Fratel e Belver.
  • Escoamento natural na bacia portuguesa do Tejo;
  • Volumes captados no troço entre Fratel e Almourol, por captações superficiais existentes.
 A precipitação anual na bacia hidrográfica do Tejo, quer em Espanha, quer em Portugal tem registado nos últimos anos uma diminuição significativa, o que se reflete na diminuição do escoamento superficial. Salienta-se, ainda, que a precipitação média anual da bacia em Espanha é ligeiramente inferior à que se regista na parte portuguesa.
 

Leia o comunicado na íntegra
Ficheiros:
Tags: rios, água, Espanha