Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-06-18 às 22h43

Candidaturas a prémios para reconhecer práticas inovadoras na gestão pública abrem a 23 de junho

As candidaturas para os prémios para reconhecer práticas inovadoras na gestão pública, cujo regulamento foi publicado hoje em Diário da República, abrem a 23 de junho.

Estes prémios, que integram o Sistema de Incentivos à Inovação na Gestão Pública (SIIGeP), destinam-se às entidades da administração central direta e indireta que tenham desenvolvido projetos inovadores nas seguintes categorias: valorização dos recursos humanos, melhoria dos ambientes de trabalho e desenvolvimento de modelos de gestão.
 
O projeto vencedor de cada categoria irá receber um prémio de 10 mil euros, que será repartido individualmente pelos membros das equipas vencedoras, de forma equitativa. Ao todo, serão atribuídos 30 mil euros que serão suportados pela Agência para a Modernização Administrativa.

Assim, podem candidatar-se equipas constituídas no mínimo por quatro trabalhadores e dirigentes cujos projetos tenham sido concluídos há menos de dois anos e que constituam práticas inovadoras na gestão pública.

As candidaturas devem ser submetidas através do website da Agência para a Modernização Administrativa, mediante preenchimento de um formulário online, estando o período de candidaturas aberto a partir de 23 de junho e até 31 de julho.

Os projetos serão avaliados por um júri, tendo em conta os critérios definidos no regulamento e que incluem a sustentabilidade do projeto, o potencial de replicação e os resultados obtidos.

Lançado em 2018, o SIIGeP é uma iniciativa do Governo constituída por um conjunto de incentivos que visam prosseguir objetivos de inovação na valorização dos recursos humanos, na melhoria do ambiente de trabalho e no desenvolvimento de modelos de gestão, contribuindo assim para uma Administração Pública com capacidade de inovação sustentável porque conta com o envolvimento ativo das pessoas que nela trabalham.

Além da atribuição de prémios para práticas inovadoras na gestão pública, o SIIGeP inclui ainda apoios ao desenvolvimento de projetos experimentais, como o «direito ao desafio», e iniciativas de capacitação para a inovação, através de ações de formação e experiências de trabalho em instituições internacionais inovadoras.

Tags: inovação