Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-01-15 às 18h10

Bruxelas aprova Grande Projeto do Sistema de Mobilidade do Mondego

A Comissão Europeia aprovou a contribuição financeira comunitária no âmbito do POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) para o Grande Projeto "Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM)". 

A esta aprovação corresponde a atribuição de um apoio do Fundo de Coesão no valor de 60 milhões de euros e um investimento elegível total no montante de mais de 89 milhões de euros. 

O Sistema de Mobilidade do Mondego consiste na implementação de um Metrobus, utilizando veículos elétricos a baterias, que irão operar no antigo ramal ferroviário da Lousã e na área urbana de Coimbra, ligando Serpins, Lousã e Miranda do Corvo a Coimbra, constituindo-se como o futuro sistema de mobilidade da região, com elevados níveis de segurança, rapidez e conforto.

O SMM tem como principais objetivos:

- Promover a mobilidade sustentável, através da implementação de um serviço de mobilidade atrativo e competitivo, operado por autocarros elétricos, conduzindo à transferência modal para um modo de transporte energeticamente mais eficiente e com menores emissões.

- Reforçar a intermodalidade do sistema de transportes da região de Coimbra, criando condições de integração física, bilhética e tarifária.

- Promover a ligação dos municípios de Lousã e Miranda do Corvo ao centro urbano de Coimbra sem transbordo, com condições de segurança e fiabilidade, reforçando a integração económica e social do território.
 
Das quatro empreitadas que integram o projeto do SMM, está em curso a obra do troço entre Serpins, na Lousã, e o Alto de S. João, em Coimbra e decorre o concurso da empreitada do troço Alto de S. João / Portagem. Os concursos das empreitadas dos restantes troços (Portagem / Coimbra B e Linha do Hospital) serão lançados durante 2021.
Tags: mobilidade