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Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-04-01 às 17h15

Balanço do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos

Faz hoje um ano que entrou em funcionamento o Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART). Com o apoio de cerca de 120 milhões do Fundo Ambiental, resultado da receita obtida pela taxa adicional de carbono, foi possível criar os passes únicos nas áreas metropolitanas (em alguns casos o valor do passe reduziu-se em mais de 100€) e desenvolver, nas Comunidades Intermunicipais, medidas de redução do preço dos títulos mensais e de reforço da oferta de transportes.

Na Área Metropolitana de Lisboa, de abril a dezembro de 2019, foram transportados cerca de 477 milhões de passageiros, dos quais mais de 398 milhões utilizaram o passe.  O número total de passageiros, em 2019, registou um aumento superior a 18%, relativamente ao período homólogo.

Neste período, na AML, o número de passageiros que passou a utilizar os transportes públicos com maior regularidade aumentou cerca de 32% (mais de 97 milhões de utilizações com passe). 

Sinal do sucesso do programa é o acréscimo, no Metro de Lisboa, em fevereiro, de mais 10,6% dos passageiros comparativamente ao mês homólogo de 2019. No mesmo período, a evolução na Transtejo/Soflusa foi de mais 8,3% (mais 120 mil passageiros).

Na Área Metropolitana do Porto também se assistiu a um acréscimo significativo do número de passes Andante vendidos. Em fevereiro de 2020, registou-se um acréscimo de 38% das unidades vendidas face ao mesmo mês do ano anterior (de 170 mil para 234 mil assinaturas). 

No Metro do Porto, a título de exemplo, registou-se em fevereiro um aumento de 22% no número de passageiros transportados face ao mesmo mês de 2019. Na STCP, para o mesmo período, a evolução foi de mais 5,2%.

Os transportes são um dos setores da economia que provoca mais emissões de gases com efeito de estufa. Por isso, o PART é uma medida de génese ambiental mas com enorme relevância social, constituindo-se como um exemplo de transição justa para uma economia neutra em carbono.