Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-12-23 às 8h47

Autorizada a constituição de novas Unidades de Saúde Familiar

Está autorizada a abertura de mais Unidades de Saúde Familiar (USF), até ao limite de 20. Destas novas USF, oito estão já em condições de iniciar atividade até 31 de dezembro, sendo que as restantes entrarão em funcionamento a partir dos primeiros meses do ano. 

O número de USF a constituir é estabelecido, anualmente, por despacho dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das Finanças e da Saúde. Sem prejuízo de terem sido já criadas 20 USF modelo A durante o ano de 2019, existem agora mais equipas que reúnem os requisitos para iniciar o funcionamento neste modelo de organização. 

Com a constituição destas USF, prossegue-se o compromisso de generalização deste modelo a todo o país, considerando que os Cuidados de Saúde Primários constituem o melhor caminho para atingir a meta de cobertura universal através de cuidados de saúde personalizados à população.

A 16 de julho, com a inauguração da Unidade de Saúde Familiar Bombarral, foi cumprida a meta proposta pelo XXI Governo, através da criação de 100 novas USF durante a legislatura. Nos últimos quatro anos, entraram em funcionamento 104 novas Unidades de Saúde Familiar.
Áreas:
Saúde