Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-11-01 às 12h36

Associações de empresas do setor dos combustíveis parceiras no lançamento do desconto "AUTOvoucher"

Os postos de abastecimento de combustíveis podem a partir de hoje, 1 de novembro, começar a registar-se na Plataforma IVAucher. Também os consumidores podem continuar a registar-se e a partir de 10 de novembro podem utilizar o desconto "AUTOvoucher".

Para ajudar os cidadãos e as famílias a fazer face ao aumento do preço dos combustíveis, o Governo decidiu atribuir um desconto de 10 cêntimos por litro, num total de 50 litros/mês, nos consumos em postos de abastecimento de combustíveis, entre novembro de 2021 e março de 2022.

Este desconto será operacionalizado através da plataforma IVAucher. Após um consumo num posto de abastecimento de combustíveis aderente, o desconto será reembolsado na conta bancária do contribuinte, no prazo máximo de dois dias úteis.

O valor não utilizado num determinado mês transita para os meses seguintes. Ou seja, se num determinado mês o contribuinte não gastar os seus 10 cêntimos por litro, num total de 50 litros, esse valor acumula e pode ser utilizado no futuro.

As associações representativas das empresas do setor abrangido colaborarão com o Governo e a entidade operadora do sistema – SaltPay - no sentido de apoiar os mais de 3.200 postos de combustíveis a registarem-se no site IVAucher a partir de 1 novembro de 2021.

Fruto dessa colaboração, o Governo está confiante de que a generalidade dos postos de combustíveis irá permitir aos seus clientes a utilização do desconto "AUTOvoucher".
Cada posto de combustíveis terá ainda afixado em local visível um selo identificativo do Programa.

Assim, cidadãos e famílias poderão abastecer os seus veículos em postos de abastecimento de combustíveis aderentes e utilizar o desconto "AUTOvoucher" a partir de 10 novembro de 2021. Os consumidores que já estavam registados no Programa IVAucher estão automaticamente elegíveis para usufruir do "AUTOvoucher" e os restantes cidadãos podem registar-se na plataforma IVAucher a qualquer momento.
Áreas:
Finanças