Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-11-19 às 9h19

Assinatura de contratos PRR para intervenções no Museu do Abade de Baçal e na Domus Municipalis em Bragança

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, deslocam-se esta sexta-feira, 19 de novembro, ao concelho de Bragança, onde participam na cerimónia de assinatura dos contratos para as intervenções previstas no Museu do Abade de Baçal e na Domus Muncipalis, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O Plano de Recuperação e Resiliência compreende uma componente exclusivamente dedicada à Cultura, com um valor global que ascende aos 243 milhões de euros. Deste investimento, 150 milhões de euros destinam-se à valorização, salvaguarda e dinamização do Património Cultural e 93 milhões de euros serão afetos à Transição Digital das Redes Culturais para a modernização tecnológica e digitalização de artes, literatura e património. Estes investimentos vão salvaguardar e valorizar o património cultural e natural, promover o emprego e a atração de novos públicos, fortalecendo as redes no território.

Neste âmbito, serão assinados contratos interadministrativos de cooperação, entre o Município de Bragança e o Ministério da Cultura, através da Direção Geral do Património Cultural, da Direção Regional de Cultura do Norte e do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais. 

A realização da empreitada no Museu do Abade de Baçal inclui obras de beneficiação e reparação de equipamentos técnicos e de requalificação de espaços exteriores, nomeadamente do jardim. Para este equipamento prevê-se igualmente a instalação de rede wifi, melhorias que, no seu conjunto, contribuirão para o pleno funcionamento do Museu. Paralelamente, serão feitas obras de conservação num monumento emblemático da cidade, a Domus Municipalis. O investimento total previsto para as duas intervenções é de 640 mil euros, cujos trabalhos deverão ter início no primeiro trimestre de 2023 e estar concluídos no primeiro trimestre de 2024.
Áreas:
Cultura