Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-06-19 às 15h38

Apresentados projetos de prevenção e sensibilização para redução do lixo marinho financiados em um milhão de euros

São apresentados na sexta-feira, 19, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, seis projetos de "Prevenção e sensibilização para a redução do lixo marinho", que receberão um milhão de euros de financiamento, no âmbito do programa EAA Grants Ambiente. O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, participa na sessão de apresentação dos projetos.

Cada um dos seis projetos selecionados receberá, no máximo, 200.000 euros, com o sexto classificado a receber 159.755 euros, representando entre 75% e 90% do total de investimento previsto.

Os promotores dos projetos, que têm uma duração de cerca de 18 meses, são municípios, organizações não governamentais e entidades intermunicipais gestoras de resíduos, que estabeleceram consórcios com universidades, fundações e associações setoriais.

O "Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono – Programa Ambiente", com uma dotação total de aproximadamente 28 milhões de euros, foi criado na sequência da assinatura do memorando de entendimento entre Portugal, Noruega, Islândia e Liechtenstein, tendo em vista a aplicação, em Portugal, do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014-2021, nas áreas programáticas de ambiente e ecossistemas, mitigação e adaptação às alterações climáticas.

Consulte o resumo dos projetos financiados em anexo.
Tags: ambiente, mar