Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-04-28 às 15h34

Apresentação dos novos recursos do Plano Nacional de Cinema

O Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva, e o Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, apresentam esta quinta-feira, a partir da Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, os novos recursos do Plano Nacional de Cinema (PNC).
 
Além do site do projeto – que passará a estar disponível a partir de quinta-feira em https://pnc.gov.pt/ – é apresentada a nova Plataforma de Filmes do PNC. Acessível a professores das escolas inscritas no projeto, para visionamentos de acesso gratuito em contexto escolar, a plataforma conta já com mais de 50 filmes, portugueses e estrangeiros, de várias épocas da história do cinema. Os organismos que integram o PNC – a Direção-Geral da Educação (DGE), o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e a Cinemateca – continuam a trabalhar na digitalização de títulos relevantes e na aquisição de direitos de filmes para o trabalho das escolas. 
 
É também apresentada a nova coleção de dossiês pedagógicos do PNC. Materiais fundamentais para o trabalho de professores e alunos, estes dossiês incluem informação contextual sobre os filmes disponíveis – a época em que foram produzidos, a carreira dos seus realizadores, e a sua receção – analisando também as principais questões cinematográficas que os caracterizam. Um conjunto de sugestões pedagógicas propõe o desenvolvimento de exercícios na sala de aula sobre, e a partir, do filme. 
 
Como forma de expressão artística, o cinema expande horizontes, dá a conhecer novos mundos, contextos e realidades, e permite explorar temas como cidadania, democracia e diversidade. Ativo desde 2014, o PNC tem atualmente inscritas 275 escolas. No ano letivo de 2019/2020, mais de 60 000 alunos participaram nas suas atividades, e foram organizadas mais de 90 sessões em salas de cinema por todo o país, no âmbito da iniciativa "O Cinema está à tua espera". 
 
O PNC procura abranger o maior número de crianças e jovens em Portugal e nas Escolas Portuguesas no Estrangeiro da educação pré-escolar e da escolaridade obrigatória. A missão do PNC é criar condições para que possa desenvolver-se o gosto pelo cinema, valorizando-o enquanto forma de arte, e promover um programa de literacia para o cinema e de divulgação de obras cinematográficas nacionais, incentivando o prazer de ver cinema ao longo da vida.
 
A sessão que terá início às 10h30 de quinta-feira, dia 29 (programa completo em anexo), poderá ser acompanhada presencialmente ou no site da DGE.
Tags: cinema
Áreas:
Cultura, Educação