Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-10-08 às 9h29

Apresentação da 5ª Edição do Programa Engenheiras Por Um Dia

Depois de uma edição 100% online, devido à pandemia de Covid-19, tem hoje início a 5ª edição do Programa Engenheiras Por Um Dia, relativa ao ano letivo 2021/2022. Esta nova edição retomará as atividades presenciais de experimentação e mentoria das profissões nas áreas das engenharias e tecnologias.

O Engenheiras Por Um Dia tem como objetivo promover, junto das jovens estudantes dos ensinos básico e secundário, a opção pelas engenharias e pelas tecnologias, desconstruindo a ideia de que estes são domínios masculinos, e combater os estereótipos que condicionam as suas opções escolares e de carreira. 

Neste novo ano letivo aumentamos para 127 as entidades participantes - 42 escolas/agrupamentos de escolas, 15 instituições de ensino superior e 70 empresas, associações e municípios, que, em articulação, desenvolverão desafios de engenharia, visitas de estudo, ações de mentoria, de role model e workshops.

«Este Programa foi pioneiro no lançamento de uma política pública estruturada de combate à segregação sexual das escolhas educativas e profissionais, especificamente na área do digital e das tecnologias, áreas hoje já reconhecidas e previstas nos financiamentos previstos no Programa de Recuperação e Resiliência», indica a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro.

O programa Engenheiras Por Um Dia está integrado na Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação - Portugal Mais Igual e no Plano de Ação para a Transição Digital, em articulação com o Programa INCoDe.2030. Desde a sua criação, em 2017, já alcançou 10.411 jovens do 3º ciclo e do ensino secundário, em mais de 460 atividades. 

O Programa é coordenado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) em articulação com Carta da Diversidade (APPDI), Instituto Superior Técnico e Ordem dos Engenheiros.

Tags: igualdade
Áreas:
Presidência