Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-06-08 às 17h42

ACT com reforço de 70 inspetores atinge número mais elevado de sempre

A Autoridade para as Condições do Trabalho acolheu 70 novos inspetores, que a partir de hoje iniciam o seu estágio em todo o país. Este reforço, previsto no Orçamento do Estado para 2021, foi concretizado a partir da reserva de recrutamento do último concurso externo, e vai permitir que a ACT atinja pela primeira vez um quadro de pessoal com 493 inspetores.

Estes inspetores têm formação em várias áreas, designadamente Direito, Química, Eletricidade, Construção Civil, Metalurgia, Produção Agrícola, Indústria extrativa e Economia. Os estágios, que terão uma componente teórica e prática, vão decorrer nos 29 serviços desconcentrados de todo o país.

Com este reforço, no último ano e meio, a ACT teve um aumento de 190 inspetores no seu quadro de pessoal. Em 2015 a ACT tinha 307 inspetores, e este ano vai assim atingir um total de 493 inspetores, o valor mais elevado de sempre e que cumpre pela primeira vez o referencial da Organização Internacional do Trabalho de 1 inspetor por 10 mil trabalhadores.

Esta terça-feira, estes 70 inspetores foram acolhidos numa sessão em que participaram a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, o Secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita, bem como a Inspetora-Geral da ACT, Fernanda Campos.
Tags: trabalho