Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-07-17 às 12h36

Acordo entre o IHRU e município de Évora permite apoiar mais de 1300 famílias em situação de carência habitacional grave

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) assinou hoje o Acordo de Colaboração com o município de Évora para a Estratégia Local de Habitação deste município no âmbito do Programa 1º Direito.

A Estratégia Local de Habitação (ELH) do Município de Évora prevê apoiar um total de 1.336 agregados em situação de carência habitacional grave, sendo que os Acordos hoje assinados cobrem um total de 467 soluções habitacionais promovidas pelo município e pela empresa municipal Habévora – Gestão Habitacional E.M., incluindo a reabilitação de habitações municipais, construção nova e arrendamento de habitações para subarrendamento, num total de 32,2 milhões de euros de investimento, dos quais 29,2 milhões são financiados pelo IHRU.

Trata-se do quinto Acordo de Colaboração assinado no âmbito do Programa 1º Direito, depois dos municípios de Arruda dos Vinhos, Lisboa, Almada e Oeiras. No total, as Estratégias Locais de Habitação com Acordos de Colaboração já assinados permitem apoiar cerca de 10.000 soluções habitacionais.

São já 34 as ELH propostas pelos municípios ao IHRU, que abrangem cerca de 21 mil famílias em carência habitacional. Além destas 34 ELH, outras 130 estão em elaboração.

Integrado na Nova Geração de Políticas de Habitação (NGPH), o programa 1.º Direito, que visa a promoção de soluções habitacionais para as famílias mais carenciadas e sem alternativa habitacional, prevê um investimento total de 700 milhões de euros até 2024, destinado a comparticipações não reembolsáveis.

Tags: habitação