Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-11-16 às 10h22

Abertura de 102 vagas nos concursos para os Serviços Periféricos Externos do Ministério dos Negócios Estrangeiros

Está em curso um novo processo de recrutamento de funcionários para os Serviços Periféricos Externos do Ministério dos Negócios Estrangeiros, abrangendo um total de 102 vagas.

As vagas em concurso resultam do processo regular de recrutamento anual, que contempla 95 vagas, e do reforço dos Consulados-Gerais de Portugal em Londres e Manchester, no âmbito da terceira fase do Plano de Contingência Consular para o Brexit, que prevê a abertura de sete vagas.

Os processos de recrutamento têm em vista o reforço da rede externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros — composta por embaixadas, postos consulares, missões e representações — e preveem a contratação de funcionários para 76 postos, localizados em 50 países nos cinco continentes.

Um dos objetivos deste reforço da rede externa é a melhoria da capacidade de resposta dos serviços consulares junto das comunidades portuguesas, sendo 86% das vagas destinadas a postos consulares ou com secções consulares.

Em linha com este objetivo, os países com maior número de vagas são também países de grande presença das comunidades portuguesas: França (11), Estados Unidos da América (7), Reino Unido (7), Brasil (4), Alemanha (3), Angola (3), Canadá (3), Moçambique (3), Suíça (3) e Venezuela (3).

As informações sobre a abertura dos concursos estão disponíveis no Portal Diplomático:

O reforço da rede externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros prossegue o investimento feito na contratação de recursos humanos para os serviços periféricos externos, traduzido num aumento de 12% nos últimos cinco anos, correspondente a um reforço de 141 funcionários.