Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-02-14 às 14h26

Abertas inscrições para voluntários da ação «Namorar com Fair Play»

Acabam de abrir as inscrições para jovens voluntários/as integrarem a Rede Nacional de Voluntariado – «Namorar com Fair Play». Esta campanha promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), junto de escolas e associações juvenis, tem como objetivo desenvolver ações promotoras da prevenção da violência no namoro.

Esta ação de voluntariado jovem, dirigida à população juvenil desde os 16 aos 30 anos, incentiva, de forma lúdico-pedagógica, a uma cidadania ativa e participativa, contribuindo para a promoção de relações de namoro saudáveis e igualitárias.

Os voluntários recebem formação para desenvolver ações, durante cerca de sete meses, em escolas, associações juvenis e outras entidades.

A ação de voluntariado jovem Namorar com Fair Play» já envolveu centenas de voluntários, foi desenvolvida em mais de 250 entidades, desencadeou mais de 500 ações e abrangeu mais de 32 mil participantes.

Os dados do Estudo Nacional da Violência no Namoro 2019, da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), demonstram a necessidade de agir para erradicar este fenómeno. De facto, quando 67% dos jovens inquiridos (num total de cerca de 5 mil jovens de todo o país) legitimam pelo menos um comportamento de violência – o tipo de violência mais legitimado é o controlo (27%), seguindo-se a perseguição (24%), a violência sexual (24%), a violência através das redes sociais (23%), a violência psicológica (16%) e, por último, a violência física (9%) – reforça-se a necessidade de promover iniciativas no âmbito deste Programa, especialmente direcionadas para a prevenção e para a promoção de medidas que contribuam para a mudança de comportamentos associados às relações de namoro.
Tags: violência
Áreas:
Educação