Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2022-01-10 às 12h21

Abertas candidaturas para o programa «Transformar Turismo»

Estão abertas as candidaturas ao Programa Transformar Turismo, que conta com uma dotação de 20 milhões de euros para apostar na criação de um turismo cada vez mais sustentável, responsável e inteligente, através do desenvolvimento de produtos, serviços e negócios inovadores que qualifiquem o território e comportem, para além de vantagens competitivas para as organizações, benefícios sociais tangíveis e impacto positivo no meio ambiente. 

As duas linhas de apoio incluídas no Programa - Territórios Inteligentes e Regenerar Territórios - destinam-se às entidades públicas e privadas do setor, preferencialmente agrupadas em projetos conjuntos, de rede ou em Estratégias de Eficiência Coletiva, que tenham como pano de fundo a valorização e inovação turística dos territórios através de projetos que estimulem atividades ou serviços de maior valor acrescentado ligados aos produtos turísticos de relevo, tais como turismo cultural e patrimonial, turismo natureza, turismo industrial, turismo literário, enoturismo e turismo gastronómico.

Neste sentido, a linha Territórios Inteligente conta com uma dotação global de 4 milhões de euros e está aberta até 31 de dezembro de 2022. Já a linha Regenerar Territórios, com uma dotação de 16 milhões de euros, prolonga o seu prazo até 31 de dezembro de 2023. As candidaturas podem ser apresentadas através da plataforma SGPI do Turismo de Portugal.

O Turismo de Portugal organiza, no dia 21 de janeiro, um webinar dirigido aos potenciais promotores de projetos, durante o qual será apresentado, em maior detalhe, o Programa Transformar Turismo e as duas linhas de apoio. A participação é gratuita e as inscrições estarão em breve disponíveis no portal do Turismo de Portugal.

Conforme previsto no Plano «Reativar o Turismo | Construir o Futuro», o Programa Transformar Turismo sucede ao Programa Valorizar, criado em 2016 para apoiar o investimento público e privado na qualificação de Portugal enquanto destino turístico. As mais de 2.000 candidaturas recebidas ao longo de quatro anos, traduzindo um investimento de mais de 500 milhões de euros e um apoio financeiro de 115 milhões de euros, demostram a oportunidade e o efeito de alavanca que o Programa Valorizar induziu na economia turística nacional.

A Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, realça que «o Programa Transformar Turismo evolui assim no sentido da transformação do turismo, para dar resposta às novas necessidades do setor e interesses do consumidor e reforçar a sua dinâmica competitiva, com vista à superação dos objetivos e das metas de sustentabilidade económica, ambiental e social definidas na Estratégia Turismo 2027».

Tags: turismo