Saltar para conteúdo

Comunicados

2021-02-19 às 18h53

99 famílias apoiadas em Silves e Viseu no âmbito do 1.º Direito

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) assinou hoje dois Acordos de Colaboração com os municípios de Silves e Viseu para as respetivas Estratégias Locais de Habitação no âmbito do Programa 1.º Direito. 
 
Os acordos hoje assinados permitirão dar resposta a 367 famílias (15 em Silves e 84 em Viseu) a viver em situações indignas de Habitação, aos quais acrescem 268 agregados em Viseu a salvaguardar junto dos beneficiários diretos.
 
Em Silves, o investimento global feito pelo IHRU será de 2,23 milhões de euros, dos quais 1,09 milhões são apoio a fundo perdido. No caso de Viseu, o valor global do investimento do IHRU é de 4,24 milhões de euros, sendo 2,03 milhões de euros apoio a fundo perdido.
 
As modalidades de soluções habitacionais previstas passam por: reabilitação de frações ou de prédios habitacionais, construção de prédios ou empreendimentos habitacionais e aquisição de frações ou prédios para destinar a habitação. 
 
A cerimónia online de homologação do acordo de Viseu contou com a intervenção do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, que aproveitou para explicar que este Governo está a tentar dar resposta aquela que foi uma falha na resposta do Estado ao problema da Habitação: «Temos muitos portugueses a viver em habitações sem condições, seja de salubridade, segurança, dimensão», acrescentando que «já não é só um problema de falta de habitação mas também de falta de dignidade».

Leia o comunicado na íntegra em anexo.

Tags: habitação