Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-11-12 às 10h38

9 milhões de euros dos fundos europeus regionais para a Ciência na Região Norte

O Governo canalizou 9,1 milhões de euros para uma nova linha de apoio dirigida a universidades e institutos politécnicos do Norte do País.
 
Esta verba, proveniente do Programa Operacional Norte 2020/PT2020, visa apoiar Centros de Valorização e Transferência de Tecnologia (CVTT) que integrem uma instituição de Ensino Superior desta região na construção ou reabilitação de instalações e na aquisição de equipamentos.
 
São potenciais beneficiários deste apoio as universidades do Porto, do Minho e de Trás-os-Montes e Alto Douro, bem como os institutos politécnicos do Porto, de Viana do Castelo, do Cávado e do Ave e de Bragança. Cada instituição pode apresentar, no máximo, uma candidatura, para um valor de apoio até 2 milhões de euros. A taxa máxima de cofinanciamento é de 85%.
 
Os CVTT têm como missão apoiar o desenvolvimento de setores emergentes e a utilização de tecnologia nos setores tradicionais da economia, de forma a contribuir para a diversificação e maior competitividade do tecido empresarial. O seu trabalho depende de estreita colaboração e coordenação com outros agentes do território como as empresas, junto das quais dinamizam atividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação, estimulam a procura por novas tecnologias e soluções inovadoras e promovem a formação de recursos humanos altamente qualificados.
Com este apoio, espera-se dar melhores condições aos CVTT para otimizar a capacidade económica já existente no território, aumentar a oferta científica e tecnológica de excelência e aproximá-la das necessidades das empresas, num contributo para o aumento do valor criado na economia desta região.
 
Esta linha de apoio reforça o investimento dos Programas Operacionais Regionais do Portugal 2020 na ciência e nas Instituições de Ensino Superior. No total, com fundos destes programas e do Compete 2020, já foram aprovados investimentos de mais de 1,4 mil milhões de euros em 2.418 projetos de ciência, com apoio de mais de mil milhões de euros de fundos europeus.
 
Mais informação sobre esta linha de apoio disponível no texto do aviso NORTE-46-2021-52.