Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-08-05 às 16h03

4.ª Força Nacional Destacada no Afeganistão regressou a Portugal

Regressaram esta quarta-feira a Lisboa 145 militares que integraram nos últimos 9 meses a 4ª Força Nacional Destacada no Afeganistão, no âmbito da Resolute Support Mission, uma operação que a NATO implementou há 5 anos e para a qual Portugal contribui desde o início, tendo como objetivos cimeiros o aconselhamento e assistência às instituições afegãs na área da Segurança e da Defesa. Esta missão junta atualmente mais de 16 mil elementos de 39 países membros da NATO e parceiros.

O grupo que chega agora a Portugal esteve responsável pela vigilância e proteção do Aeroporto Internacional Hamid Karzai, em Cabul. Na chegada ao Aeródromo de Trânsito n.° 1, em Lisboa, o comandante da 4.ª Força Nacional Destacada, major de cavalaria Gomes Fazenda, referiu que esta operação teve uma importância acrescida devido à pandemia. «Já não é só uma questão de segurança internacional no teatro de operações do Afeganistão, é também o combate a uma ameaça invisível, que nos levou a estender a missão mais 3 meses do que o previsto», afirmou o militar, que realçou ainda a importância do contributo português e o sentimento de dever cumprido no regresso a casa.

Entre os 145 militares que voltaram hoje do Afeganistão, contam-se 104 militares da Força de Reação Rápida, 14 elementos do Destacamento de Apoio Nacional e ainda uma equipa de aconselhamento de Operações Especiais composta por 8 militares, não esquecendo 2 outros elementos que exerceram funções no Quartel General da missão da NATO.

O contingente foi recebido pelo Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, que elogiou o empenho dos militares além-fronteiras. Jorge Seguro Sanches agradeceu o empenho demonstrado na missão, elogiando a «prontidão nas Forças Nacionais Destacadas, tão importantes para a visibilidade de Portugal e para o papel importante que o país desempenha no mundo».

Para substituir este grupo na missão da NATO, foi enviada para o Afeganistão, nos dias 21 de julho e 4 de agosto, a 5ª Força Nacional Destacada, composta por 154 militares e que deverá permanecer no território até fevereiro de 2021.
Áreas:
Defesa Nacional