Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-12-01 às 18h24

2021 será o Ano Europeu do Transporte Ferroviário - A Presidências alemã e portuguesa do Conselho da UE querem reforçar o transporte ferroviário

Juntos, a Presidência alemã e a próxima Presidência portuguesa do Conselho da UE estão a trabalhar no reforço do transporte ferroviário e na promoção do Ano Europeu do Transporte Ferroviário 2021.

A 1 de Dezembro de 2020, os Membros do Comité dos Transportes aprovaram também o acordo tripartido entre o Conselho, o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia sobre o Ano Europeu do Transporte Ferroviário 2021. 

O Ministro Federal dos Transportes, Andreas Scheuer, afirmou: "2021 será o Ano Europeu do Transporte Ferroviário". A ferrovia torna a Europa ainda mais amiga do clima e do ambiente. Durante os últimos meses, demos início a atividades específicas: com a Declaração de Berlim, estamos a avançar, entre outras coisas, com o sistema digital de gestão do tráfego ferroviário ERTMS, bem como com a modernização da frota de vagões de mercadorias. A palavra-chave aqui é o Digital Automatic Coupling. Em termos de serviços ferroviários de passageiros, estamos a dar um verdadeiro salto em frente em direção a um European clock-face timetable. Queremos sincronizar os horários de intervalos regulares da ferrovia europeia, estabelecendo assim ligações ferroviárias diretas utilizando o TransEuropeExpress 2.0 como porta-estandarte. Isto faria das viagens ferroviárias uma alternativa convincente aos voos intra-europeus e às longas horas na auto-estrada - através de comboios transfronteiriços de alta velocidade e comboios noturnos. Durante os próximos seis meses, Portugal irá também concentrar-se no transporte ferroviário e continuar a reforçar o setor".   

O Ministro Pedro Nuno Santos declarou: "Acredito firmemente que o transporte ferroviário será o núcleo das nossas futuras redes de transporte, à medida que nos esforçamos por combater as alterações climáticas e por aproximar as pessoas de todas as geografias da Europa. O investimento no transporte ferroviário desempenhará também um papel importante na nossa recuperação económica, como instrumento para uma melhor coesão social, cultural e económica, bem como para uma maior resiliência. Teremos o privilégio de assumir a Presidência do Conselho da UE durante a primeira metade do Ano Europeu do Transporte Ferroviário 2021 e continuar o trabalho que já temos vindo a fazer com os nossos parceiros, especialmente com a Presidência alemã, que nos precede, sobre várias questões políticas importantes. Mas, para além de políticas específicas, pretendemos assegurar que o transporte ferroviário seja um contributo para melhorar a vida das pessoas em todo o continente europeu".

Mais informações:

Com eventos, campanhas e iniciativas, o Ano Europeu do Transporte Ferroviário 2021 pretende promover a ferrovia como um modo de transporte mais sustentável, inovador e seguro. Outros objetivos do Ano Europeu do Transporte Ferroviário são a sensibilização para a dimensão transfronteiriça e europeia do transporte ferroviário e o aumento da contribuição do modo de transporte para o reforço das empresas, da indústria e da sociedade na UE.