Saltar para conteúdo

Comunicados

2020-05-19 às 9h24

2ª edição da «P-BIO Pledge 4 COVID: as Bio Startups Portuguesas na resposta global à COVID-19» decorre em Matosinhos

A 2ª edição da «P-BIO Pledge 4 COVID: as Bio Startups Portuguesas na resposta global à COVID-19» realiza-se esta terça-feira, dia 19 de maio, a partir das 14 horas, no CEiiA, em Matosinhos, e conta com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.
 
Trata-se de uma iniciativa que visa estimular a participação das Startups portuguesas da área das Bioindústrias na plataforma de cooperação mundial «Resposta Global à COVID-19» no sentido da participação das Startups nacionais em redes internacionais emergentes capazes de estabelecer parcerias internacionais nos três pilares da iniciativa:

1. na área do diagnóstico, essencial até à existência de uma vacina eficaz; o sistema científico e tecnológico português participa já de forma ativa no desenvolvimento e realização de testes e sistemas de diagnóstico, incluindo o uso de nanotecnologias. Estamos, por isso, numa posição de excelência para contribuir para o Fundo Global de Diagnósticos Inovadores (FIND, sigla em inglês).
2. no domínio das terapias/ tratamento a indústria nacional está ativamente envolvida na produção de componentes críticos para terapias médicas antivirais; Portugal está preparado para aumentar a capacidade de produção e contribuir, assim, para o Acelerador de Terapêuticas a nível global (i.e. ACT Therapeutic Partnership).
3. quanto à ação global no campo das vacinas, a comunidade científica nacional está preparada para unir esforços com os parceiros à escala mundial no contexto do CEPI e do GAVI, a coligação para a inovação preventiva contra a pandemia, e, num segundo momento, a indústria farmacêutica portuguesa estará também em condições de participar em parcerias internacionais para a produção dessa vacina.

A plataforma «Resposta Global à COVID-19», criada em abril, reuniu já 7,5 mil milhões de euros para financiamento de atividades nas áreas de diagnóstico, terapias/tratamento e desenvolvimento de vacinas para combate à pandemia, e reúne um conjunto de organizações europeias e mundiais, dos setores da saúde, do retalho, da banca, fundações, entre outras comprometidas com o desenvolvimento de soluções de combate à COVID-19.

A sessão desta terça-feira é organizada pela P-BIO Associação Portuguesa de Bioindústria, com o apoio do Governo, e será transmitida via streaming.
Tags: empresas