Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-11-27 às 16h26

12 autores portugueses vão receber Bolsas de Criação Literária num valor que corresponde a 1250 euros mensais

Doze autores portugueses vão receber, em 2019, Bolsas de Criação Literária (seis anuais e seis semestrais), que correspondem a um valor mensal de 1250 euros.

O montante global a atribuir no concurso deste ano é de 135 mil euros, permitindo que 12 autores portugueses se dediquem à Criação Literária nas cinco áreas a concurso: Banda Desenhada, Dramaturgia, Ficção Narrativa, Literatura para a Infância e Juventude e Poesia.

O programa de Bolsas de Criação Literária é anual e visa promover, a par de outras ferramentas de apoio, a importância de criarmos condições de trabalho cada vez mais favoráveis para os autores portugueses nos seus diversos domínios de criação. O Programa foi reativado pelo XXI Governo, em 2017, e estava interrompido há década e meia, desde 2002.

As 169 candidaturas apresentadas foram analisadas e selecionadas por um júri, que propôs que as Bolsas fossem distribuídas do seguinte modo: 2 para a Banda Desenhada, 1 para a Dramaturgia, 4 para a Ficção Narrativa, 3 para a Literatura para a Infância e Juventude e 2 para a Poesia.

Foram selecionados os projetos de Francisco Sousa Lobo e Sofia Neto (Banda Desenhada), Lígia Soares (Dramaturgia), Diogo Paiva, Afonso Reis Cabral, João Maria Lourenço e Judite Canha Fernandes (Ficção Narrativa), João Pedro Fonseca, Nuno Valente e Susana Moreira Marques (Literatura para a Infância e Juventude), Margarida Vale de Gato e Inês Sofia Jacob (Poesia).

O júri foi este ano constituído por Luísa Ducla Soares, Paula Gomes Magalhães, Carlos Pessoa, Fernando Cabral Martins, Luísa Costa Gomes e Julieta Monginho.
Áreas:
Cultura