Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-01-03 às 11h33

Ministra da Cultura lamenta morte de Norberto Barroca

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamenta profundamente a morte do ator, encenador, autor e figurinista português, Norberto Barroca (1937-2020).

Natural da Marinha Grande e com formação em arquitetura chegou aos palcos, como muitos atores e encenadores portugueses, através do teatro universitário, tendo-se notabilizado por uma atividade teatral como ator, declamador, encenador, cenógrafo, figurinista, professor e autor. 

Tendo-se estreado profissionalmente em 1960, com o Grupo Fernando Pessoa, Norberto Barroca ajudou a escrever a história do teatro independente em Portugal, através da vasta e múltipla colaboração em companhias que fundaram a história do teatro contemporâneo das décadas de 1960 e 1970, como a Casa da Comédia, o Teatro Aberto, o Teatro Estúdio de Lisboa ou a Companhia Nacional de Teatro, entre muitas outras. 

A sua passagem mais recente pelo Teatro Experimental do Porto, que dirigiu entre 1998 e 2009, foi representativa de uma continuidade histórica dos muitos homens e mulheres que fizeram do teatro português um exemplo de resistência.

Em 2010 foi homenageado pela Câmara Municipal da Marinha Grande, em reconhecimento pela sua carreira mas, também, pela sua dedicação à atividade cultural na sua terra natal, onde encenou grandes autores portugueses como Gil Vicente, António José da Silva, António Ferreira e Luís de Camões no Auditório José Vareda em colaboração com o Grupo de Teatro do Sport Operário Marinhense.

À Família e Amigos enviam-se sentidas condolências.
Tags: teatro
Áreas:
Cultura