Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-02-03 às 12h18

Governo disponibiliza apoio financeiro direto a trabalhadores que se mudem para o Interior

O Governo lança esta segunda-feira o Programa «Trabalhar no Interior», uma iniciativa que tem como objetivo apoiar e incentivar a mobilidade geográfica de trabalhadores para os territórios do Interior. Através de um conjunto de incentivos e de apoios financeiros, o Governo pretende incentivar a fixação de pessoas nestes territórios.
 
Um dos incentivos será a medida Emprego Interior MAIS, que disponibilizará um apoio inicial de até 4.827 euros para os trabalhadores que decidam mudar-se para o Interior. 
 
Além desta medida, os estágios profissionais que se realizem no Interior terão uma majoração de 10 pontos percentuais na comparticipação da bolsa pelo IEFP, bem como a majoração em 20% do prémio-emprego (conversão do contrato de estágio em contrato sem termo). A nível da Formação Profissional, vão ser flexibilizadas as regras relativas ao número mínimo de alunos por curso e vão abrir 13 Centros Qualifica no Interior.
 
O programa incluirá ainda incentivos às empresas para a contratação, com majorações especiais (de 25% no âmbito do Contrato-Emprego). Por outro lado, será complementado pelo Programa +CO3SO Emprego. 
 
O Programa «Trabalhar no Interior» beneficia igualmente da medida de apoio ao regresso de emigrantes, prevista no âmbito do Programa «Regressar», que passará a contemplar uma majoração de 25% para os emigrantes que regressem a Portugal e que vão trabalhar para territórios do Interior.
 
Para facilitar a mudança, será também lançado o programa «Habitar no Interior», para o desenvolvimento de redes de apoio locais e regionais para a divulgação e implementação do «Chave na Mão», que vai incentivar projetos-piloto municipais destinados ao arrendamento a custos mais acessíveis. Para tal, vai ser criada uma rede que integra as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e os Municípios.
 
O «Trabalhar no Interior» terá uma Bolsa de Emprego dedicada com divulgação de ofertas de emprego para facilitar a identificação de necessidades de trabalhadores e serão organizadas ações de promoção.
 
Este é um trabalho articulado entre as Áreas Governativas do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, das Infraestruturas e Habitação, e da Coesão Territorial.

Tags: interior, emprego