Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-05-12 às 11h22

Comissão Europeia confirma perspetivas de forte recuperação já em 2021

A Comissão Europeia (CE) publicou hoje as suas Previsões Económicas de Primavera para o horizonte de 2021-2022, num contexto de recuperação da pandemia. As projeções macroeconómicas e das finanças públicas da CE estão próximas das estimativas do Governo, confirmando a credibilidade do Programa de Estabilidade português.
 
«Estamos a aproximar-nos a passos largos do fim do túnel. A recuperação está em andamento. Estou confiante que Portugal apresentará um crescimento muito forte. Não podemos agora perder o foco. Vamos manter os apoios para os setores mais afetados para assegurar uma recuperação inclusiva. A resiliência das nossas empresas e trabalhadores foi exemplar, e a recuperação rápida será prova disso», disse o Ministro de Estado e das Finanças, João Leão.
 
Apesar do confinamento generalizado e longo do primeiro trimestre, os sinais de retoma já são evidentes e as previsões da Comissão confirmam um crescimento forte para a economia portuguesa. A CE prevê um crescimento de 3,9% em 2021 e uma aceleração para 5,1% em 2022. No conjunto dos dois anos, o desempenho da economia portuguesa será superior ao da média da área do euro, permitindo que Portugal retome o caminho de convergência iniciado em 2016.
 
A CE prevê que a recuperação da economia portuguesa assente num crescimento forte do investimento privado e público. Portugal atinge em 2022 um nível de investimento público em percentagem do PIB semelhante ao da média da área do euro. Para este resultado contribui o início do Programa de Recuperação e Resiliência, com a CE a estimar que a execução em percentagem do PIB em Portugal seja a quarta mais elevada da União Europeia.   
 
No mercado de trabalho, a CE estima uma estabilização da taxa de desemprego em torno de 6,8% em 2021 e uma redução para o nível de 2019 já em 2022 (6,5%), 1,3 p.p. abaixo da média da área do euro. A CE também espera que o emprego ultrapasse o nível pré-pandémico em 2022, após um crescimento forte acima da área do euro no conjunto dos dois anos. Estas estimativas da CE vêm confirmar a resiliência do mercado de trabalho português e a eficácia das medidas de apoio às empresas e proteção ao emprego.
Áreas:
Finanças