Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Presidência

Cláudia Pereira

Secretária de Estado para a Integração e as Migrações

Período de governação: 2019-10-26 até 2022-03-30

Biografia

Cláudia Pereira nasceu em 1978, na Alemanha, e viveu na Amoreira de Óbidos até aos 18 anos. Atualmente vive em Lisboa.

Licenciada e doutorada em antropologia pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), fez na mesma universidade o pós-doutoramento em sociologia. 

Investigadora e professora auxiliar convidada no ISCTE-IUL, tem estado integrada no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. Foi coordenadora executiva do Observatório da Emigração de 2017 a 2019. O Observatório da Emigração, entre outras atividades, tem sido responsável pelo Relatório Estatístico da Emigração Portuguesa, produzido anualmente para o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Realizou pesquisa sobre a crise financeira e a emigração portuguesa qualificada para Londres, em particular, dos enfermeiros. Publicou o livro «Vidas Partidas. Enfermeiros Portugueses no Estrangeiro». Já anteriormente tinha feito pesquisa qualitativa e etnográfica em Goa, na Índia, sobre castas e tribos católicas e hindus.

Coordenou um projeto sobre imigração nepalesa na agricultura em Portugal e exploração laboral no centro de empreendedorismo Audax IUL, financiado pelo Alto-Comissariado para as Migrações. 

Foi diretora da Pós-Graduação em Ação Humanitária no ISCTE-IUL. Foi representante do CIES-IUL na IMISCOE, rede de excelência de investigadores de migrações. Co-coordenou a Rede Migra, uma rede internacional de investigadores e responsáveis por políticas públicas de migrações. 

Tem colaborado como especialista de migrações em projetos de capacitação de governos de países de fora da Europa, financiados pela Comissão Europeia (CE). É avaliadora de projetos europeus, financiados pela CE, sobre migrações. Entre outras publicações, co-organizou o livro «New and Old Routes of Portuguese Emigration. Uncertain Futures at the Periphery of Europe».

Nos projetos de migrações tem dado prioridade à comunicação de ciência para os meios de comunicação social e sociedade civil e à colaboração com organismos governamentais e não governamentais.