Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

PICMNE - Plataforma de Interoperabilidade e Comunicação do MNE

PICMNE - Plataforma de Interoperabilidade e Comunicação do MNE

Logo

A operação PICMNE visa uma intervenção profunda em áreas informáticas distintas do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), com vista à criação de uma única Plataforma agregadora.

***

Eixo 1 - MNE Digital: gestão integrada da presença do MNE na Web:
Pretende-se reformular a presença do MNE na Internet, com a criação de portais que, cumprindo as normas estabelecidas no RNID, seja o integrador dos portais existentes e constitua o interface de comunicação entre o MNE, o cidadão, as organizações públicas/privadas, nacionais e internacionais, através da disponibilização integrada de serviços

***

Eixo 2 - e-SIGA: Sistema Integrado de Gestão de Atendimento:
Pretende-se desenvolver um novo sistema de informação, o Sistema de Gestão Consular (e-SGC), que permita à rede consular ultrapassar as limitações existentes e responder aos requisitos operacionais prementes e imergentes dos novos desafios que hoje se colocam.

***

Eixo 3 - CISI: Capacitação Institucional para a Segurança da Informação:
Esta iniciativa ambiciona permitir investir não só na melhoria da Segurança da Infraestrutura de Comunicações, comum e transversal, como torná-la capaz de oferecer um elevado nível de desempenho e disponibilidade/resiliência, preparando o MNE para os desafios que se exigem da plataforma informática a criar e, em particular, da sua interligação com a plataforma de interoperabilidade e serviços da AP.

***

Eixo 4 - I-2020: Infraestruturas de voz e comunicações no horizonte 2020.
O MNE pretende modernizar a sua infraestrutura de voz, presentemente baseada em tecnologia analógica, bem como assegura a interligação entre os vários serviços internos e externos (embaixadas, missões, consulado), realizando uma aposta em tecnologia moderna baseada em Voz IP (VoIP).

***

Descrição:
PICMNE - Plataforma de Interoperabilidade e Comunicações do MNE
SISTEMA DE APOIO À MODERNIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.


Principais números:
Beneficiar mais de 11 milhões de portugueses localizados em todo o Mundo. Realizar um investimento total de modernização na área TIC´s de cerca de 4 milhões de euros.

Local:
Lisboa, Portugal


Contactos:
Tel. (+351) 213946427
Fax (+351) 213946048
E-mail: mne2020@mne.pt

Modelos Barras Fundos V04 3Logos Feei