Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Infraestruturas e Habitação

Pedro Nuno Santos

Ministro das Infraestruturas e da Habitação

Período de governação: 2019-10-26 até 2022-03-30
Pedro Nuno Santos Pedro Nuno Santos

Biografia

Pedro Nuno Santos nasceu em São João da Madeira, Aveiro, em 1977.

Licenciou-se em Economia, pelo ISEG-UTL, instituição na qual foi presidente da Mesa da RGA e membro do senado da Universidade Técnica de Lisboa.

Em 2001 desenvolveu atividade no CISEP – Centro de Estudos sobre Economia Portuguesa, na área da economia da saúde, sob a orientação do Professor Gouveia Pinto.

Concluída a Licenciatura em Economia, ingressa no grupo empresarial da família, Grupo Tecmacal, SA., grupo de empresas de serviços e comercialização e desenvolvimento de equipamentos industriais, sedeada em S. João da Madeira.

Foi Secretário-Geral da Juventude Socialista entre 2004 e 2008.

Foi presidente da Federação de Aveiro do PS entre 2010 e 2018.

Desempenhou as funções de deputado na X e XII Legislaturas. Foi vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS e coordenador dos deputados do PS na Comissão de Economia e na Comissão Parlamentar de Inquérito ao caso BES.

Foi Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares no XXI Governo de novembro de 2015 a fevereiro de 2019. Nessa qualidade, para além da ligação entre o Governo e o Parlamento, assegura a interligação entre o Executivo e os Grupos Parlamentares que garantem a maioria sobre a qual o Governo se apoia.

Ministro das Infraestruturas e da Habitação no XXI Governo desde fevereiro de 2019, onde acompanha as políticas de infraestruturas nas áreas da construção, do imobiliário, dos transportes e das comunicações, incluindo a regulação dos contratos públicos, bem como as políticas de habitação e de reabilitação urbana.