Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Finanças

Miguel Cruz

Secretário de Estado do Tesouro

Período de governação: 2020-06-15 até 2022-03-30

Biografia

Miguel Cruz nasceu em Lisboa em 1967.

Doutorado em Economia pela London Business School. Licenciado em Economia, Mestre em Gestão, MBA com especialização em Finanças, pela Universidade Católica Portuguesa.

Foi Presidente do Conselho de Administração da Parpública – Participações Públicas SGPS, S.A., Presidente do Conselho de Administração do Circuito do Estoril SA, e Presidente do Conselho de Administração da Sagesecur – Sociedade de Estudos, Desenvolvimento e Participação em Projetos, S.A, e Vogal não executivo do Conselho de Administração da AdP-Águas de Portugal, SGPS, S.A entre 2017 e 2020

Miguel Cruz é ainda Embaixador em Portugal para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS das Nações Unidas/Global Compact Portugal.

Foi Presidente do Conselho Diretivo do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. entre fevereiro de 2014 e fevereiro de 2017, Presidente do Conselho de Administração da AdI – Agência de Inovação, S.A., entre 2012 e 2014, Presidente do Conselho de Administração do Cedintec – Centro para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológicos, S.A., para além de Vice-Presidente da SPGM – Sociedade de Investimento, S.A.

Teve ainda responsabilidades como Presidente do Conselho Geral e de Supervisão da Portugal Ventures, Sociedade de Capital de Risco S.A., bem como enquanto Presidente da mesa da Assembleia Geral da APCRI – Associação Portuguesa de Capital de Risco, da FNABA – Federação Nacional de Associações de Business Angels; da AIEL – Associação para a Inovação e Empreendedorismo de Lisboa, PME Investimento – Sociedade de Investimento, S.A., e da Lispólis.

Foi ainda vogal do Conselho Diretivo do IAPMEI, do POE e PRIME (Programas Comunitários), Gestor do Programa Energia e Sub-Diretor Geral da Indústria, para além de ter participado na génese do Research de Mercados Financeiros no então Banco CISF (Grupo Millennium BCP).

Desde 1989 que é professor convidado em diversas universidades e, em particular, na Universidade Católica Portuguesa e na Universidade Autónoma de Lisboa, onde é professor Auxiliar Convidado.