Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Coesão Territorial

Isabel Ferreira

Secretária de Estado da Valorização do Interior

Período de governação: 2019-10-26 até 2022-03-30

Biografia

Isabel Ferreira nasceu em 1974 e reside em Bragança.

Licenciada em Bioquímica pela Universidade do Porto, Mestre, Doutorada e com Agregação em Ciências pela Universidade do Minho. Professora Coordenadora Principal do Instituto Politécnico de Bragança, do qual foi  Vice-presidente, Diretora do Centro de Investigação de Montanha e Mentora dos Laboratórios Colaborativos MORE e AQUA Valor.

É uma das investigadoras mais citadas do mundo (top 1%), tendo sido distinguida nos últimos 8 anos no índice Essential Science Indicators, um dos mais prestigiados indicadores da qualidade de investigação.

A sua obra inclui a edição de 4 livros internacionais, 60 capítulos de livro, mais de 800 artigos científicos e várias patentes nacionais e europeias, a maioria resultante de transferência de tecnologia para a indústria, estando algumas delas na base da criação de spin-offs do Instituto Politécnico de Bragança.

Recebeu distinções como, em 2001, o Prémio Gulbenkian de Estímulo à Investigação Científica; em 2011, o prémio Food I&DT; em 2013, o reconhecimento pela divulgação da ciência Portuguesa no Mundo e pela Agência Nacional Programa ao Longo da Vida pela coordenação do ERASMUS Intensive Program «Chemistry of Natural Products»; em 2014, a distinção pela COTNH na modalidade de cooperação internacional; em 2016, foi mencionada pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, no livro Mulheres na Ciência; em 2017, recebeu a medalha de mérito do município de Bragança; de 2018 a 2020 o prémio publicações transfronteiriças do Programa IACOBUS; em 2019 recebeu da Comissão Europeia o prémio Europeu de Inovação Social.

Da sua atividade científica salienta-se ainda a coordenação de vários projetos de investigação nacionais e internacionais (incluindo projetos financiados pelo Horizonte 2020) e a orientação de pós-doutoramentos, doutoramentos e mestrados.


Coordenou ainda o Conselho Científico de Ciências Naturais e do Ambiente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e integrou o Conselho Consultivo da Fundação de Ciência - Flanders (FWO - Bélgica). Foi também Editora-Chefe da Antioxidants, Editora Associada da Food & Function e da Coleção Bioactive Compounds da revista Molecules, e integrou o corpo editorial da Food and Chemical Toxicology, Industrial Crops and Products e Advances in Food and Nutrition Research.