Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Administração Interna

Patrícia Gaspar

Secretária de Estado da Administração Interna

Período de governação: 2021-12-04 até 2022-03-30

Biografia

Patrícia Gaspar nasceu em 1973, em Lisboa. 

Licenciada em Relações Internacionais em 1995 pela Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, serviu na Marinha portuguesa entre 1996 e 2000, com atuação específica na área do Protocolo e da análise de informações estratégicas.

Em 2000 ingressou nos quadros do ex-Serviço Nacional de Proteção Civil (SNPC), atual Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), onde trabalhou no Gabinete de Relações Internacionais, entre 2000 e 2007. 

Entre 2007 e 2013 desempenhou funções como Adjunta de Operações Nacional.

Em 2013 foi nomeada Comandante Operacional Distrital de Setúbal, cargo desempenhado até janeiro de 2017. Foi nessa altura designada para exercer funções de Adjunta de Operações Nacional, do Comando Nacional de Operações de Socorro.

Em dezembro de 2017 foi nomeada 2ª Comandante Operacional Nacional da ANEPC.

Durante o percurso ao nível das estruturas de proteção civil, trabalhou na área do planeamento operacional, apoio à decisão operacional, conceção e elaboração de diversos instrumentos de apoio à gestão de emergências, cooperação internacional em matéria de proteção civil e planeamento e organização de inúmeros exercícios, nacionais e internacionais. 

Representou Portugal em diversos fora internacionais, é formadora nacional e internacional na área da proteção civil e perita certificada no âmbito do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia e das Nações Unidas, tendo participado em missões de assistência internacional ao abrigo destes mecanismos, assim como em outras missões de âmbito bilateral. 

Ao nível distrital, centrou-se no desenvolvimento de instrumentos de planeamento operacional e de emergência, na implementação de ferramentas de apoio à cooperação institucional, no apoio à atividade dos corpos de bombeiros e nas ações de coordenação global e comando operacional. 

Concluiu em março de 2019 o curso de Auditoras de Administração Interna no Centro de Altos Estudos do Ministério do Interior de França.

Recebeu vários louvores ao longo do seu percurso, tendo também sido agraciada com a Medalha Honra ao Mérito Defesa Civil pelo Coordenador Geral do Sistema de Defesa Civil do Rio de Janeiro, Brasil (2008), com a Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, Grau Prata, Distintivo Laranja pelo Ministro da Administração Interna (2011), com a Ordem de Timor Leste, pelo Presidente da República Democrática de Timor Leste (2016), e com a Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, Grau Ouro, Distintivo Laranja pelo Ministro da Administração Interna (2018).