Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-07-13 às 21h58

«Um dos maiores esforços já realizados no País» para a revitalização do interior

Primeiro-Ministro António Costa na cerimónia de entrega de novos equipamentos e viaturas a equipas de sapadores florestais de todo o País, Pampilhosa da Serra, 13 julho 2018
O Primeiro-Ministro António Costa afirmou que o investimento público e privado no interior nos últimos dois anos e meio atinge os 3,5 mil milhões de euros, o que representa «seguramente um dos maiores esforços já realizados no País para a revitalização de toda esta zona do território».
 
Na Pampilhosa da Serra, durante a cerimónia de entrega de novos equipamentos e viaturas a equipas de sapadores florestais de todo o País, ao Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR e à Força Especial de Bombeiros, o Primeiro-Ministro destacou a importância das decisões do Estado, das autarquias e a mobilização de investimento privado para se ter atingido esta verba.
 
Na véspera de um Conselho de Ministros Extraordinário que se vai «centrar especialmente em dois grandes desafios que o País tem: a revitalização do interior e a reforma da floresta», o Primeiro-Ministro disse que os Planos Regionais de Ordenamento Florestal serão «uma das peças essenciais da reforma da floresta».
 
Os planos permitirão perceber a melhor utilização da floresta possível e também como garantir um equilíbrio entre espécies de crescimento rápido e espécies de crescimento lento, para que a floresta deixe de ser uma ameaça e passe a ser «uma grande fonte de riqueza para estes territórios».
 
Revitalização do interior
 
António Costa reiterou que a revitalização do interior é uma prioridade do Governo e salientou a importância essencial de que os territórios «deixem de ser abandonados e passem a ser povoados e a floresta passe a ser devidamente ordenada» para que a tragédia que ocorreu em 2017 não se repita.
 
«Revitalizar o interior e ordenar a floresta é condição essencial para melhores condições para, perante as alterações climáticas, resistirmos à ameaça dos incêndios», acrescentou.
 
O Primeiro-Ministro sublinhou ainda o esforço que o Governo tem feito para garantir melhor prevenção e melhor combate, falando do trabalho na limpeza das faixas de gestão, da criação de novas equipas de sapadores, assim como do reforço do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro e da integração nos quadros de bombeiros profissionais que estavam precários, ao abrigo do Programa de Regularização dos Vínculos Precários da Administração Pública.
 
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, o Ministro Adjunto, Pedro Siza Vieira, e o Ministro da Agricultura, Floresta e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, também estiveram presentes na cerimónia.