Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-11-16 às 17h11

Transporte de água para o distrito de Viseu vai ser reforçado

O Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, afirmou que o Governo disponibilizou 250 mil euros para apoiar uma iniciativa da Águas de Portugal que visa reforçar o transporte de água para quatro concelhos do distrito de Viseu.

No final da assinatura do protocolo do Fundo de Apoio Ambiental, em Mangualde, Carlos Martins referiu que a iniciativa «deve decorrer nos próximos 15 dias e que vai funcionar praticamente 24 horas por dia» e vai abranger os municípios de Viseu, Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo.

«Vamos atingir cerca de 40 camiões cisterna, entre os que já estavam em serviço e os que a Águas de Portugal vai colocar», acrescentou.

Os consumos diários para estes quatro concelhos rondam os 20 mil metros cúbicos e o Secretário de Estado referiu que, com este reforço, o transporte pode atingir um valor próximo dos seis mil metros cúbicos.

Outras origens de água

Carlos Martins afirmou ainda que o município de Viseu vai colocar em funcionamento uma captação subterrânea que estima que «tenha uma injeção na rede de cerca de três mil metros cúbicos».

«Temos ainda outras origens, nomeadamente algumas pedreiras que tinham ainda recursos hídricos e que, mercê de algum tratamento, podem também ajudar a atingir um valor muito próximo do nosso desejo», acrescentou.

O Governo está também a fazer uma avaliação técnica para estudar o desassoreamento da Albufeira de Fagilde, de forma a permitir o aumento do volume de armazenamento futuro em 8%, e ainda o alteamento da barragem, com o intuito de aumentar em cerca de 25% o seu volume de encaixe.

«Além disso, está a ser avaliada uma opção de ligação por conduta, a partir do sistema das Águas do Norte, uma interligação que pode funcionar sempre que aqui possa haver uma situação de maior risco», disse.