Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-11-07 às 15h25

Trajetória sustentada de reforço do orçamento para a Cultura

Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, no debate na especialidade do Orçamento do Estado para 2018, na Assembleia da República, Lisboa, 7 novembro 2017 (Foto: André Kosters/Lusa)
O Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, afirmou que a dotação do Orçamento do Estado para 2018 para a área da Cultura está a ter uma trajetória sustentada de reforço.

No debate na especialidade do Orçamento do Estado para 2018, na Assembleia da República, o Ministro destacou que houve um reforço de 7,4% nas despesas financiadas por receitas gerais, o que representa um valor total de 118 milhões de euros.

Castro Mendes referiu ainda a criação de um Plano Nacional das Artes, à imagem do que já existe para o Cinema e para a Leitura, e acrescentou que a Direção-Geral das Artes vai ter mais verbas disponíveis: 17,6 milhões de euros, num aumento de 24% face a 2017.

O Governo tem o objetivo de promover uma «profunda reflexão sobre novos modelos de governação para os museus e monumentos», para que estes possam ser mais autónomos e descentralizados.