Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-07-30 às 14h27

Taxa de desemprego em mínimos dos últimos 16 anos

Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva
A taxa de desemprego caiu para 7% em maio, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) agora revelados.

O valor apurado em maio representa uma descida de 0,1 pontos percentuais (p.p.) face ao mês anterior, menos 0,6 pontos percentuais em relação a três meses antes e uma queda de 2,2 pontos percentuais face ao mesmo mês de 2017. «Ter-se-á de recuar até outubro de 2002 para encontrar uma menor taxa de desemprego», refere o INE.

A população desempregada de maio foi estimada em 362,8 mil pessoas, tendo diminuído 1,4% em relação ao mês precedente (menos 5,1 mil pessoas), enquanto a população empregada foi estimada em 4.791,8 mil pessoas, tendo aumentado 1,7 mil (a que corresponde uma variação relativa quase nula) relativamente ao mês anterior.

Já a taxa de desemprego jovem ficou nos 20,5%, o valor mais baixo em 10 anos, sem alteração face ao mês anterior e 3,3 p.p. abaixo da taxa homóloga.

No balanço desde o início da legislatura, a taxa de desemprego diminuiu 5,2 p.p., no correspondente a menos 258,6 mil desempregados (-41,6%) e o emprego cresceu 6,7%, com um acréscimo de 301,9 mil pessoas empregadas.

Para o Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, os dados do INE vêm confirmar os elementos da Segurança Social e do Instituto do Emprego «da continuação de uma significativa criação de emprego e diminuição do número de desempregados».

Segundo Vieira da Silva, «essa diminuição da taxa de desemprego é feita principalmente pela criação de emprego». «O emprego cresce substancialmente e cresce mais do que a diminuição do desemprego. É um sinal extremamente positivo estes dados confirmarem uma descida da taxa de desemprego em maio», sublinhou.

De acordo com o Ministro, a continuação de um crescimento sustentado da economia e uma criação sólida de emprego podem contribuir para uma revisão em baixa do valor da taxa de desemprego para este ano: «Há todas as expectativas para podermos vir a ter um valor anual que seja inferior àquele que o Governo estimou».

O Programa de Estabilidade aprovado pelo Governo em abril estimava que a taxa de desemprego se fixasse nos 7,6% em 2018, abaixo dos 8,9% de 2017 e dos 8,6% estimados no Orçamento do Estado para 2018.