Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-02-24 às 19h30

Talento português em destaque na «Mostra Nacional de Jovens Criadores 2018»

Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, na «Mostra Nacional de Jovens Criadores 2018», Carcavelos, 23 fevereiro 2019
Realizou-se nos passados dias 22 e 23 de fevereiro a «Mostra Nacional de Jovens Criadores 2018», com cerca de oitenta projetos e envolvendo quase uma centena de participantes. Esta edição da Mostra foi a primeira com organização da Fundação da Juventude, no âmbito de um protocolo com o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), que prevê a participação de associações juvenis e outras entidades privadas sem fins lucrativos na gestão do «Programa Jovens Criadores».

A Mostra, que conta com a parceria do Clube Português de Artes e Ideias, do Conselho Nacional da Juventude e Cascais Capital Europeia da Juventude 2018, decorreu na Nova SBE, em Carcavelos.

Nesta Mostra foram apresentados trabalhos em diferentes áreas incluindo, entre outras, artes plásticas, banda desenhada, dança, design gráfico, fotografia, joalharia, literatura, moda, música e teatro.

O Programa Jovens Criadores, dedicado a jovens de nacionalidade portuguesa ou residentes em território nacional, é constituído por um Concurso do qual resulta uma seleção de projetos e por uma Mostra. Os candidatos apresentaram-se individualmente (com idade limite de 30 anos) ou em grupo (com idade até 35 anos, sempre que a média de idades do grupo não ultrapasse os 30 anos).

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, visitou a Mostra no primeiro dia e também esteve presente na entrega de prémios, que encerrou o evento. O Secretário de Estado destacou esta iniciativa como um caso de sucesso das políticas de juventude na área da cultura afirmando que «este Programa tem permitido a muitos jovens criadores nacionais o acesso e o reconhecimento nos circuitos culturais».

O governante sublinhou ainda a «energia transformadora da juventude visível na criatividade e inovação das manifestações artísticas que têm vindo a ser apresentadas, merecedoras de aplauso e incentivo».  

O «Programa Jovens Criadores», gerido pelo IPDJ, visa a promoção do desenvolvimento artístico de jovens criadores nacionais, potenciando a criação de oportunidades de divulgação do seu trabalho. Da literatura à moda, nomes como Valter Hugo Mãe, Gonçalo M. Tavares, José Luís Peixoto, António Tenente, Alexandra Moura e Filipe Faísca, para além de Cláudia Cabral na joalharia, Cecília Costa nas artes plásticas, e na música, Madalena Palmeirim, são alguns dos muitos jovens criadores de renome que passaram pelo Programa. 

Criado por portaria em 1997, decorre da experiência positiva de concursos integrados de arte que o Clube Português de Artes e Ideias lançou desde 1987.

Foram atribuídos cinco prémios monetários no valor de 1000 euros, nas categorias de Cinema, Artes Plásticas, Joalharia, Arquitetura e Música. Houve ainda 13 premiados para participarem na Bienal de Jovens Criadores da CPLP, que se realiza de 24 a 28 de julho em Angola, nas categorias Arquitetura, Artes Plásticas, Design Gráfico, Dança, Moda, Literatura, Fotografia e Cinema.

Veja aqui o resumo desta edição da «Mostra Nacional de Jovens Criadores 2018».