Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-06-07 às 20h02

Sociedade «está cada vez mais consciente para este problema» dos plásticos

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, afirmou que «a sociedade, entre consumidores, produtores e embaladores, está cada vez mais consciente para o problema» dos plásticos.

Na conferência «Repensar os Plásticos na Transição pra uma Economia Circular», em Lisboa, o Ministro destacou o objetivo do Governo de «ter incentivos positivos, seja no domínio da recolha seletiva, seja no domínio da reciclabilidade dos próprios produtos», em vez de «andar a taxar».

Matos Fernandes disse que Portugal vai cumprir as metas fixadas no domínio da reciclagem. «É importante apelar a um consumo consciente, num tempo em que as pessoas têm cada vez mais consciência do problema ambiental que os plásticos podem causar».

O Ministro destacou também os acordos assinados com empresas que produzem embalagens de plástico no sentido de trabalhar para que se consiga recolher 90% das embalagens de bebidas de plástico.

«Um exemplo muito concreto que complica a reciclagem é o facto de uma simples garrafa de água ou de refrigerante ter três tipos de produtos: corpo da garrafa, tampa e rótulo. Se tudo for feito do mesmo material, é mais fácil reciclar», afirmou.