Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-12-10 às 19h31

Sistema de incentivos para dar «um novo impulso ao investimento empresarial»

O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, afirmou que o novo programa de Sistema de Incentivos à Inovação pretende dar «um novo impulso ao investimento empresarial em Portugal».

Em Matosinhos, durante a sessão de apresentação do novo programa, o Ministro destacou que o objetivo é apoiar um total de cinco mil milhões de euros de investimento até ao final do quadro comunitário de apoio.

«No que respeita ao investimento empresarial contamos até ao final do ano ter disponíveis mais 1450 milhões de euros de novo investimento apoiado por estes novos sistemas de incentivos e pelos sistemas de incentivos tradicionais, que terão agora novos concursos», disse.

Pedro Marques acrescentou que no novo sistema de incentivos (SI Inovação) haverá quase mil milhões de euros a ser lançados «provavelmente esta semana», dos quais mais de 300 milhões de euros são dirigidos à baixa densidade.

O Ministro realçou que «do investimento aprovado até agora, cerca de 25% é investimento nos territórios da baixa densidade» mas o objetivo do Governo é fazer mais, prevendo sempre «dotações específicas para a baixa densidade na ordem dos 30% ou até um pouco mais».

O novo sistema de incentivos às empresas manterá a possibilidade de uma parte do apoio concedido «continuar a ser apoio não reembolsável, mediante o cumprimento de um conjunto de metas que tem a ver com criação de emprego, exportações…»

Com a reprogramação do Portugal 2020 o Governo criou «condições para apoiar mais de sete mil milhões de euros de investimento adicional, dos quais cinco mil milhões de euros no investimento empresarial».