Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-04-06 às 16h22

Serviços de saúde vão recuperar autonomia para compras e contratações

Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, na apresentação do relatório Health System Review – Portugal, Lisboa, 6 abril 2018
O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, afirmou que o Governo vai apresentar propostas até ao verão para devolver autonomia aos serviços de saúde para contratarem recursos humanos e fazerem compras.
 
Em Lisboa, na apresentação do relatório Health System Review – Portugal, Adalberto Campos Fernandes referiu que se pretende «progressivamente retomar os níveis de autonomia organiza», invertendo a centralização do tempo do resgate financeiro a Portugal.
 
A autonomia vai permitir realizar substituições de trabalhadores ausentes do serviço ou doentes e aquisições sem passar pela tutela.
 
Projetar Serviço Nacional de Saúde
 
O Ministro apresentou uma comissão que vai fazer um livro branco que «projete para o futuro» o Serviço Nacional de Saúde, acrescentando que esta é «uma questão de Estado e de regime».
 
O estudo apresentado refere a necessidade de o sistema de saúde português reverter a centralização que se registou durante a crise financeira, voltando a lidar com as famílias mais pobres, com o desemprego e com a pobreza infantil.
 
Adalberto Campos Fernandes salientou ainda a contratação progressiva de enfermeiros, realçando que apesar de o número ainda estar longe do ideal, foram contratados 3000 enfermeiros nos últimos dois anos.
 
O Ministro expressou ainda o objetivo de retomar o investimento na saúde e ter bons serviços públicos, acrescentando que só é possível fazê-lo com «contas públicas rigorosas e equilibradas».