Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-11-06 às 17h06

Serviços de informações reforçados para enfrentarem ameaças «difusas, diversas e complexas»

Primeiro-Ministro António Costa confere posse à Secretária-Geral do Sistema do Sistema de Informações da República Portuguesa, Graça Mira Gomes, Lisboa, 6 novembro 2017
Tomada de posse SIRP
O Primeiro-Ministro, António Costa, anunciou que, em 2018, se a proposta de Orçamento do Estado for aprovada pelo Parlamento, os serviços de informações terão «um reforço de 16%, correspondente a cinco milhões de euros».

Estas declarações foram feitas na tomada de posse de Graça Mira Gomes como secretária-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP), na residência oficial do Primeiro-Ministro, em Lisboa.

Esta quantia «será direcionada essencialmente para equipamento e para o reforço de pessoal, tendo em conta as atuais carências dos serviços», acrescentou António Costa, realçando que esta é a primeira vez, em muitos anos, que os serviços têm a sua verba reforçada.

Investir na segurança

O Primeiro-Ministro referiu ainda que, embora Portugal seja um dos países mais seguros do mundo, as ameaças «são cada vez mais difusas, diversas e complexas», sendo - por este motivo – cada vez menor a fronteira entre segurança interna e externa.

António Costa sublinhou que Portugal, como ponto de cruzamento entre culturas e civilizações, membro da NATO e da União Europeia, não pode excluir cenários de risco.

O facto da diáspora portuguesa se encontrar espalhada por todo o mundo requer também uma especial atenção por parte dos serviços de informações, disse o Primeiro-Ministro.

«Ainda recentemente, na sequência da uma proposta do Governo, a Assembleia da República reforçou a capacidade de atuação dos serviços de informações, designadamente permitindo o acesso aos metadados, uma ferramenta indispensável à aquisição de informação ao nível preventivo», concluiu.

Na cerimónia estiveram ainda presentes os Ministros da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Maria Manuel Leitão Marques, da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e da Justiça Francisca Van Dunem ,e a Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal.