Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-05-09 às 18h26

«Ser europeu é fazer parte ativa do projeto de construção de um futuro»

Ministro das Finanças, Mário Centeno, com alunos da Escola Francisco Arruda no Dia da Europa, Lisboa, 9 maio 2018
«Ser europeu é fazer parte integrante e ativa do projeto de construção de um futuro para a Europa», disse o Ministro das Finanças, Mário Centeno, aos alunos da Escola Básica Francisco Arruda, em Lisboa, onde assinalou o Dia da Europa.

Mas o projeto europeu é «também para além das fronteiras da Europa. É ser representante de uma comunidade que se alarga e que sabe receber outras comunidades», acrescentou o Ministro, depois de ter visitado um exposição de trabalhos dos alunos do Clube Europeu sobre Património, testemunhando as especificidades de cada povo e a diversidade que caracteriza a Europa e os povos que nela habitam.

«O maior desafio da Europa é transmitir a todos os Europeus, à Rita, à Maria, ao Simão, a grande valia desta história que começou num namoro e que chegou aos dias de hoje. Leva mais tempo mas leva o melhor tempo das nossas vidas», disse ainda o Ministro aos alunos durante uma hora de conversa com mais de 80 alunos de 5 turmas, incluindo duas turmas da Escola Secundária Pedro Nunes, durante a qual contou a história da formação da Europa.

Paz e prosperidade

Mário Centeno sublinhou que a União Europeia é sinónimo de paz e prosperidade, construídas, «como não podia deixar de ser, a partir da democracia», um projeto político que foi lançado logo após a segunda guerra mundial. 

Para «acabar de vez com séculos de guerras entre países europeus, um grupo de políticos criou um projeto económico comum entre os principais países europeus» - a Comunidade europeia do carvão e do aço. 

«Desde então nunca mais se parou», referiu Mário Centeno, recordando que o que começou com 6 países já vai em 28. Criou-se a Comunidade Económica Europeia, para a qual Portugal entrou em 1986, que mais tarde deu origem à União Europeia, como hoje lhe chamamos, e que a sua fundação permitiu às famílias e empresas prosperar em paz.

O Euro

«Além de tudo isso criámos o Euro», a moeda dos europeus, que é hoje um símbolo da Europa. «Esta cooperação é uma virtude» e «como em quase tudo na vida a união faz-nos mais fortes», disse. 

«Para assegurar que remamos todos para o mesmo lado, criou-se o grupo dos Ministros de finanças do Euro. O Eurogrupo, onde eu sou o presidente desde janeiro deste ano», disse, referindo que o seu papel «não é o de Ministro das Finanças do Euro, mas sim de liderar as reuniões e definir a agenda para que a economia europeia continue a prosperar». 

«O mais relevante de ter um Ministro das Finanças português como Presidente do Eurogrupo é que isto é revelador do que foi o progresso e a credibilização da política económica e orçamental portuguesa dos últimos tempos», disse ainda. 

«Para Portugal o mais relevante é estar presente no processo de construção europeia e ter voz neste processo». 

Presentemente, «vivemos anos de grande desafio na Europa e não os podemos deixar passar. O futuro é vosso. Podemos fazer da Europa algo melhor. Deixo-vos esse desafio», concluiu o Ministro.
Tags: Europa
Áreas:
Finanças