Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-11-08 às 15h35

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas visita Argentina

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, visita a Argentina, novembro 2017
Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, visita a Argentina, novembro 2017

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, visitou oficialmente as cidades de Buenos Aires e de Córdoba, na Argentina, entre os dias 5 e 8 de novembro.

Encontros com as comunidades portuguesas e contactos com as autoridades políticas municipais e com o Governo da Argentina foram as atividades realizadas pelo Secretário de Estado.

José Luís Carneiro tomou contacto com o funcionamento dos serviços consulares de Portugal na Argentina, para além de presenciar a vitalidade do movimento associativo e o aprofundamento do ensino do Português, sem esquecer o reforço da cooperação bilateral entre Portugal e a Argentina nas áreas da economia e da cultura.

Envolver os jovens no associativismo

No «Club Portugués de Buenos Aires», o Secretário de Estado reuniu-se com o Conselho das Comunidades Portuguesas, uma federação que agrega 23 associações de portugueses e luso-descendentes.

Neste encontro, José Luís Carneiro sublinhou a necessidade das associações envolverem, cada vez mais, as novas gerações na sua atividade.

O Secretário de Estado referiu ainda o novo regulamento de apoio ao associativismo, acrescentando que esta é uma boa oportunidade para avançar com projetos em áreas como o ensino do Português, a cidadania e a participação política ou o apoio social.

José Luís Carneiro disponibilizou-se também para implementar medidas que reduzam o número de processos em atraso nos consulados.

Cooperação bilateral

Na promoção da língua e da cultura portuguesa, o Secretário de Estado reuniu-se com o Subsecretário de Relações Institucionais do Ministério de Relações Exteriores da Argentina, Tomás Kroyer, sendo o diálogo extensivo à cooperação entre os dois países em matérias como a modernização administrativa e a cooperação cultural, com enfoque no interesse argentino em assumir o estatuto de «Observador» na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e em aderir à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

José Luís Carneiro abordou também a questão das autoridades argentinas apoiarem a futura candidatura da Rota de Magalhães como património imaterial da humanidade da Unesco, iniciativa liderada por Portugal. A formalização da candidatura deverá estar concluída em 2019, ano em que arrancam as comemorações dos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão Magalhães.

Foi igualmente abordada a evolução do Memorando de Entendimento sobre Trabalho em Férias, assinado entre Portugal e a Argentina aquando da visita do Primeiro-Ministro, António Costa, em junho. Esta iniciativa insere-se no âmbito da política de aproximação entre os dois países através dos contactos entre as respetivas sociedades civis através da mobilidade entre os jovens, estando prevista uma quota de 100 autorizações anuais por cada país.

Em Córdoba, a segunda maior cidade do país, foram visitadas as instalações do Consulado e a sede da fábrica argentina de aviões, que tem em curso um programa de cooperação e assistência com as OGMA.

O Secretário de Estado encontrou-se com a equipa técnica portuguesa responsável por este programa, estabelecendo ainda contactos com o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Córdoba, Felipe Lábaque.