Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-04-09 às 10h43

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas visita África do Sul

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, na inauguração do novo edifício do Consulado Geral de Joanesburgo, África do Sul, abril 2018
Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, após uma reunião com professores da rede de Coordenação de Ensino do Português no Estrangeiro em Pretória, África do Sul, abril 2018
O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, presidiu à inauguração do novo edifício do Consulado Geral de Joanesburgo, na África do Sul, durante uma visita oficial que realizou ao país entre os dias 5 e 9 de abril.

Sublinhando a modernidade do espaço, o Secretário de Estado realçou ainda a dimensão multifuncional do novo consulado, «verdadeira casa de Portugal», que permite a realização de eventos culturais, de encontros da comunidade e de ações de formação.

Na mesma ocasião, foi apresentada a nova página de Internet do consulado e a sua presença na rede social Facebook. Estas iniciativas visam estimular a troca de informação e a comunicação com os cidadãos portugueses residentes naquela que é a área consular com maior densidade populacional de luso-descendentes do país.

Pretória e Cidade do Cabo

José Luís Carneiro visitou também as cidades de Pretória e do Cabo. Em Pretória, o Secretário de Estado reuniu-se com os professores da rede de Coordenação de Ensino do Português no Estrangeiro, realçando o aumento de 39% nas inscrições para aulas de Português.

Na Cidade do Cabo, o Secretário de Estado reuniu-se com a Primeira-Ministra do Estado do Cabo Ocidental, Helen Zille e com o Vice-Presidente do município, para debater a gestão da crise causada pela falta de água na região.

Foram também distinguidos com a Medalha de Mérito das Comunidades os cidadãos Margarida Viera Costa, pelo trabalho social realizado no Lar de Nossa Senhora de Fátima, em Benoni (Joanesburgo), e Samuel da Silva, da Casa Social da Madeira (Pretória), pelo empenho na dinamização do associativismo português. Realizou-se ainda a imposição pelo Embaixador Manuel Carvalho, das insígnias da Ordem do Mérito, atribuída pelo presidente da República Portuguesa, ao cirurgião pediátrico João Branco da Fonseca.

Desporto como «linguagem de unidade»

O Secretário de Estado participou na entrega de equipamentos desportivos de clubes portugueses e da Seleção Nacional à escola Protea Glen, no Soweto, cumprindo uma promessa feita em 2017 a este estabelecimento, onde o número de alunos a aprender Português mais do que triplicou ao longo dos últimos 12 meses.

«O desporto é uma das linguagens universais, que tem como objetivo promover a integração social e o aperfeiçoamento físico e intelectual», afirmou José Luís Carneiro, acrescentando que o desporto é «uma linguagem de unidade». 

Lembrando que «Nelson Mandela utilizou a linguagem do desporto para promover a união do povo sul-africano, que se assumiu como um símbolo de paz», o Secretário de Estado concluiu que «essa função reconhecida ao desporto é muito a função da língua portuguesa no mundo».